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"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire


"Competência é a capacidade de mobilizar o que se sabe para realizar o que se deseja. Exerça a sua sempre!" Claudio Fonseca

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. "Paulo Freire



Reflexões








História:
Na Suíça, há um cemitério exclusivo para enterrar pessoas que não são naturalizadas no país, ou seja, todo e qualquer estrangeiro que venha a falecer no país. Um dia, um Suíço cristão foi visitar um parente e levou uma belo arranjo de flores ao túmulo de seu ente querido. Ao olhar para o lado, um oriental estava organizando no túmulo de sua falecida esposa um prato de arroz branco, de maçãs caramelizadas, incenso, velas, cartas e alguns doces.
O Cristão pensou, lá está uma ótima oportunidade de levar Deus ao coração deste pobre homem. Se aproximou do oriental e disse: "Meu amigo, que horas você acha que este falecido vai levantar e comer estas coisas?". O Oriental respirou fundo e com voz apaziguada respondeu: "Meu caro, este falecido levantará para comer estas coisas no mesmo dia em que o seu parente falecido levantar para sentir o perfume do arranjo de flores que você trouxe."
Moral da Fábula: Em diversos momentos nos pegamos invadindo o espaço dos outros, exigindo que sua cultura, que suas condutas sejam iguais as nossas...mas as pessoas são diferentes, não somos donos da verdade absoluta! Respeitá-las é sinônimo de recolher nossos pré - conceitos e olhar mais vezes para nosso próprio comportamento antes de julgá-las.

 
Durante uma viagem, recebi um fax de minha secretária.
“Quando entregaram o material, ficou faltando um tijolo de vidro para a reforma da cozinha”, dizia ela. “Envio o projeto original, e o jeito que o pedreiro dará para compensar a falta”.
De um lado, havia o desenho que minha mulher fizera: fileiras harmoniosas, com abertura para a ventilação.
Do outro lado, o projeto que resolvia a falta do tijolo: um verdadeiro quebra-cabeças, onde os quadrados de vidro se misturavam sem qualquer estética.
“Comprem o tijolo que falta”, escreveu minha mulher. Assim foi feito, e o desenho original foi mantido.
Naquela tarde, fiquei pensando muito tempo no ocorrido; quantas vezes, pela falta de um simples tijolo, deturpamos completamente o projeto original de nossas vidas.
Paulo Coelho Blog 

Um homem estava dormindo em sua cabana quando de repente o quarto ficou cheio de luz. Um anjo apareceu, apontou para uma grande rocha na frente da porta, e pediu-lhe para empurra-la com toda sua força.
E o homem assim fez. Por muitos anos ele pelejou de sol a sol, seus ombros apoiados contra a fria e maciça superfície da rocha imóvel.
Nada aconteceu. E ele clamou aos céus:
“Senhor, me coloquei a seu serviço, fiz tudo que pediu. Entretanto, após todo esse tempo, não consegui mover essa rocha nem por um centímetro.
“O que está errado? Por que estou falhando? ”
O anjo apareceu novamente:
“Meu amigo, eu lhe disse que sua tarefa seria empurrar a rocha com toda sua força. Nunca mencionei que eu esperava que você a movesse. E agora você pergunta por que falhou?
“Olhe para si mesmo. Seus braços estão fortes e musculosos, suas costas estão enrijecidas e bronzeadas, suas mãos estão calejadas pela pressão constante, suas pernas se tornaram firmes.
“Você cresceu muito e agora suas habilidades aumentaram
“Você aprendeu a importância da disciplina e do treinamento.
” Isso você já fez. Agora é minha vez, minha tarefa. ”
E o anjo moveu a pedra, mostrando ao homem um luminoso caminho adiante.







Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando, e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente, e outra vez o animal o picou. Alguém, que estava observando se aproximou do me...stre, e lhe disse:


Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende, que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?


Com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água, e salvou sua vida de novo


E então, o mestre, respondeu:


A NATUREZA DO ESCORPIÃO É PICAR, E ISTO, NÃO VAI MUDAR A MINHA NATUREZA, QUE É AJUDAR...


Leitura de 1 minuto: Manual de subir montanhas


A] Escolha a montanha que deseja subir: não se deixe levar pelos comentários de outros, dizendo “aquela é mais bonita”, ou “esta é mais fácil”. Você irá gastar muita energia e muito entusiasmo para atingir seu objetivo, portanto é o único responsável, e deve ter certeza do que está fazendo.

B] Saiba como chegar diante dela: muitas vezes, a montanha é vista de longe – bela, interessante, cheia de desafios. Mas quando tentamos nos aproximar, o que acontece? As estradas a circundam, existem florestas entre você e e seu objetivo, o que aparece claro no mapa é difícil na vida real. Portanto, tente todas os caminhos, as trilhas, até que um dia você está em frente ao topo que pretende atingir.
C] Aprenda com quem já caminhou por ali: por mais que você se julgue único, sempre alguém teve o mesmo sonho antes, e terminou deixando marcas que podem facilitar a caminhada; lugares onde colocar a corda, picadas, galhos quebrados para facilitar a marcha. A caminhada é sua, a responsabilidade também, mas não se esqueça que a experiência alheia ajuda muito.
D] Os perigos, visto de perto, são controláveis: quando você começa a subir a montanha dos seus sonhos, preste atenção ao redor. Há despenhadeiros, claro. Há fendas quase imperceptíveis. Há pedras tão polidas pelas tempestades, que se tornam escorregadias como gelo. Mas se você souber onde está colocando cada pé, irá notar as armadilhas, e saberá contorna-las.

E] A paisagem muda, portanto aproveite: claro que é preciso ter um objetivo em mente – chegar ao alto. Mas à medida que se vai subindo, mais coisas podem ser vistas, e não custa nada parar de vez em quanto e desfrutar um pouco o panorama ao redor. A cada metro conquistado, você pode ver um pouco mais longe, e aproveite isso para descobrir coisas que ainda não tinha percebido.

F] Respeite seu corpo: só consegue subir uma montanha quem dá ao corpo a atenção que merece. Você tem todo o tempo que a vida lhe dá, portanto caminhe sem exigir o que não pode ser dado. Se andar depressa demais, irá ficar cansado e desistir no meio. Se andar muito devagar, a noite pode descer e você estará perdido. Aproveite a paisagem, desfrute a água fresca dos mananciais e das frutas que a natureza generosamente lhe dá, mas continue andando.
G] Respeite sua alma: não fique repetindo o tempo todo “eu vou conseguir”. Sua alma já sabe isso, o que ela precisa é usar a longa caminhada para poder crescer, estender-se pelo horizonte, atingir o céu. Uma obsessão não ajuda em nada a busca do seu objetivo, e termina por tirar o prazer da escalada. Mas atenção: tampouco fique repetindo “é mais difícil do que eu pensava”, porque isso o fará perder a força interior.

H] Prepare-se para caminhar um quilômetro a mais: o percurso até o topo da montanha é sempre maior do que o que você está pensando. Não se engane, há de chegar o momento em que o que parecia perto ainda está muito longe. Mas como você se dispôs a ir além, isso não chega a ser um problema.

I] Alegre-se quando chegar ao cume: chore, bata palmas, grite aos quatro cantos que conseguiu, deixe que o vento lá em cima (porque lá em cima está sempre ventando) purifique sua mente, refresque seus pés suados e cansados, abra seus olhos, limpe a poeira do seu coração. Que bom, o que antes era apenas um sonho, uma visão distante, agora é parte da sua vida, você conseguiu.

J] Faça uma promessa: aproveite que você descobriu uma força que nem sequer conhecia, e diga para si mesmo que a partir de agora irá usa-la pelo resto de seus dias. De preferência, prometa também descobrir outra montanha, e partir para uma nova aventura.

L] Conte sua história: sim, conte sua história. Dê seu exemplo. Diga a todos que é possível, e outras pessoas então sentirão coragem para enfrentar suas próprias montanhas.





CORRER RISCOS

Rir é correr risco de parecer tolo.
Chorar é correr o  risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.
Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.
Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.


Somente a pessoa que corre riscos é livre!


Seneca
(orador romano)


Simplesmente adorei!








A coragem é contagiosa. Quando um homem valente permanece firme, os outros também endurecem. Billy Graham

A titude corajosa resolverá todos os seus problemas? Não, mas poderá abrir os seus olhos para as valiosas oportunidades mesmo em meio às mais difíceis situações. Atitude corajosa lhe fará uma pessoa rica e poderosa? Não, mas lhe servirá como um constante lembrete de que você tem o potencial de alcançar aquilo que desejar.

Atitude corajosa é uma fuga da realidade? Não, na realidade, atitude corajosa é uma maneira eficiente de lidar de maneira bem sucedida com a realidade. Atitude corajosa irá, de forma mágica, trazer para a sua vida tudo o que você deseja? Não, mas poderá lhe capacitar a ver e ajudar a seguir em frente na estrada que lhe levará ao seu objetivo.

Atitude corajosa acima de tudo é algo ordenado por Deus e se Deus ordenou é porque ele nos capacita a obtê-la. Quero encorajá-lo a buscar coragem, a coragem que pode mudar todo o restante da sua vida a começar deste próximo segundo.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Vigiai; estai firmes na fé; portai-vos varonilmente; forta


 
 

O Elogio
Poucas coisas motivam mais as pessoas que elogios. As pessoas respondem na justa medida de nossa expectativa a respeito delas. Dizer que elas fizeram um bom trabalho faz com que se esforcem ainda mais para continuar fazendo um bom trabalho.
Quando os elogios são feitos publicamente, seus benefícios multiplicam-se. A pessoa elogiada não só se esforça mais, mas também passa a ter uma reputação positiva. Isso aumenta o valor da pessoa diante dos outros e os motiva a serem como ela.
Certa vez ouvi uma história que mostrava como isso funcionava.
Poucos meses depois de se mudar para uma pequena cidade, uma mulher reclamava a seu vizinho sobre o péssimo serviço que havia recebido de uma mercearia local. Ela sabia que seu vizinho era amigo do proprietário e esperava que ele transmitisse sua queixa.
Na visita seguinte que ela fez a mercearia o proprietário recebeu-a com um largo sorriso e disse o quanto estava feliz em vê-la novamente. Esperava que ela estivesse gostando de sua cidade e, ainda, disse que teria imenso prazer em ajudá-los a se estabelecerem. Atendeu pronta e eficientemente o pedido que ela fez. Mais tarde, a mulher relatou a miraculosa mudança para seu novo amigo.
'Suponho que você tenha dito a ele como achei ruim seu atendimento, não disse?' ela perguntou.
-Bem, não...respondeu o vizinho. A bem da verdade, espero que não se importe, disse-lhe que você estava surpresa de ele ter conseguido montar numa cidade pequena uma das mercearias mais bem dirigidas que você já havia visto."

 


                                


A tarefa de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes - e deve ser incentivada por pais e professores.

A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola

Qual a importância da lição de casa? Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais devem ajudar nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores? Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa  também chamado de dever de casa ou tarefa de casa.

"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."

"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo. 





A Formação do Caráter
    Quais objetivos na vida temos para nossos filhos?
    Que façam uma carreira brilhante?
    Que formem uma família?
    Que se destaquem em algum esporte?
    Que dominem uma arte como a música?
    Que sejam ricos?
Estes objetivos na verdade são apenas meios para uma objetivo maior: SEREM FELIZES.
Como ajudar as crianças a serem felizes?
Dando oportunidade para que, não só desenvolvam suas habilidades da inteligência, mas também, a vontade (o caráter).
Caráter é a aquisição de hábitos bons e virtudes, que possibilitam a criança a implementar as decisões positivas e corretas, escolhidas pela inteligência.
Queremos formar crianças que queiram ser amigas, queiram estudar, queiram falar a verdade, ou seja, queiram fazer o bem.
Crianças de caráter são mais equilibradas e felizes, porque têm força de vontade para se superarem e vencerem frustrações e problemas.
A educação do caráter é também a melhor prevenção contra drogas.
Inteligência + Caráter = Felicidade
Quando devemos começar a educar o caráter de nossos filhos?
Desde o nascimento.
A criança começa a absorver e a adquirir hábitos bons desde o nascimento, através do exemplo dos pais e pessoas que convivem com ela.
Conclusão
A criança será mais feliz na medida em que conseguir tomar decisões de forma correta. Para isto ela precisa ter inteligência para conhecer as alternativas que levem ao bem e precisa ter caráter para implementar as alternativas escolhidas.
Queremos crianças inteligentes que coloquem seus talentos a serviço dos demais.
Fonte: Escola AeD - www.escolaaed.com.br
A Escola AeD é especializada em cursos para gestantes e mães com filhos de 0 a 3 anos de idade.
Publicado no Portal da Família em 10/10/2006